segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Exercício A2-Ética na investigação científica

Titulo
ÉTICA NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Autor
TICG



A etica é constituida por princípios gerais, relações com as pessoas, lugares e ambiente, trabalho de campo, conflitos de interesse, confedencialidade e privacidade, consentimento informado, novos desafio éticos.

Quanto aos princípios gerais o individuo tem de tratar dos dados de analise de forma profissional ,o individuo tem de ter nomas de conduta e ser responsavel ,tambem deve ter respeito pelos trabalhos dos outros individuos de forma a que não faça plagio ,reconhecer as suas limitações e o seu trabalho de investigação devera ser util para o avanço na ciência e para o bem público.

Nas relações com as pessoas, lugares e ambientecomo, o sujeito devera ter em causa os direitos das outras pessoas e proteger o ambiente de modo a não destruir as suas caracteristicas naturais em que se vai debruçar no trabalho.
No trabalho de campo o sujeito deverá assegurar à população e aos lugares o respeito e segurança. Deverá existir no trabalho uma interacção entre o sujeito e os informantes, todos os acordos e direitos decididos devem ser respeitados. Tambem a linguagem e a cultura da população em estudo não deve ser desrespeitada pelo profissional.Quando o trabalho é concluido todos o resultado devem ser divulgados aos colegas e aos informantes.

Quanto aos conflitos de interesse o profissional nunca deverá utilizar informações de confidencia para conseguir alcançar informção desejada.

No campo da confidencialidade os profissionais teram de ter sempre em atenção as informações que vão transmitir ao publico de modo a que as informações de confidencia não sejam divulgadas.
O consentimento informado o profissional devera sempre perguntar ao sujeito a que propoe o questionario se quer ou não o seu nome nos dados de estudo.

E por fim as consequências que a nossa investigação pode adquirir uma aprendizagens, conhecimentos, contactos, novos materiais de estudo e entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário